Resenhas

[RESENHA] Um de Nós Está Mentindo – Karen M. McManus

21, set, 2018 Wellington Rafael

Título:  Um de Nós Está Mentindo
Autora: Karen M. McManus
Editora: Galera Record
Ano: 2018

Sinopse:Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.

— Todo mundo tem segredos — diz ele. — Certo?

Um de Nós Está Mentindo é obra da autora Karen M. McManus que foi publicada pela editora Galera Record no Brasil. O livro tem uma pegada de suspense e mistério envolvendo a morte de um aluno no colégio Bayview. Fui conquistado de cara pela obra!

Bronwyn é uma nerd que sempre segue as regras. Nate está uma liberdade condicional por trafico de drogas. Addy é toda linda e perfeitinha.  Cooper é um atleta e astro do time. E Simon, ele é o criador do aplicativo “Falando Nisso”, onde posta fofocas da escola. Esses cincos estudantes foram parar na detenção após serem pegos com celulares na bolsa, sendo que é uma regra importante a ser seguida e proibida. Entretanto, Simon morre antes de acabar o castigo e um dia antes dele divulgar fofocas quentes dos quatros alunos que fazia companhia na detenção. Segundo a polícia, a morte de Simon não foi acidental, o que faz os quatro serem suspeitos. Mas Simon tinha muitas inimigos e destruiu a reputação de muitos com o seu aplicativo. E a única certeza é que alguém queria Simon morto.

A leitura é viciante, flui muito rápido e a escrita da autora é muito envolvente e fácil. Adorei fazer suposições sobre o mistério da morte de Simon, a leitura toda valeu a pena. A autora ela deixa diversas pistas para que o leitor adivinhe toda trama, eu gosto disso nos livros de mistério.

Sobre os personagens, eu gostei muito do desenvolvimento de cada um deles, achei todos bem desenvolvidos e nenhum ficou a desejar. A autora usou cada aluno sobe suspeita e inseriu um drama pessoal incrível. Enfim, Um de Nós Está Mentindo é uma leitura bem valida, não só pela ficção do suspense, mas por abordar temas que levantam questionamentos delicados sobre adolescente em transição para ser um adulto.

Há coisas que são impossíveis de serem desfeitas, não importa o tamanho das boas intenções.