Resenhas

#Resenha: “O Adulto”, de Gillian Flynn

27, nov, 2016 Wellington Rafael

Título: O Adulto
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano: 2016

Sinopse:Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.Certo dia, ela atende Susan Burke, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.Vencedor de um Edgar Award, O adulto é uma homenagem às clássicas histórias de terror.

Gillian Flynn é uma das maiores escritoras da atualidade. Com sua obra-prima, Garota Exemplar, a autora ganhou o mundo, o livro foi adaptado para os cinemas e foi premiado em todo o mundo e ainda concorreu ao Oscar. Em “O Adulto” conhecemos a  história de uma jovem que desde muito pequena teve que aprender a se virar sozinha, foi criada por uma mãe problemática e quando atingiu 16 anos, saiu de casa para viver sozinha. Ela já passou por muitas coisas, chegou a viver pedindo esmolas nas ruas e até masturbando homens casados e agora trabalha com consultas esotéricas. Ela conhece uma mulher chamada Suan Burke e vai visita-la em sua casa, porém percebe que algo muito estranho acontece ali.

A forma como Gillian Flynn narra uma história em apenas 64 páginas é incrível. Ela consegue construir um personagem tão bem e mostrar suas emoções, cria milhões de teorias com sua escrita e acaba revelando a correta usando a lógica. Achei um livro muito bem escrito, nada se compara a “Garota Exemplar”, mas a autora não deixa a desejar nessa narrativa. Como eu disse, o que mais me admira em Gillian são as criações dos seus personagens, eu sou estudante de teatro e estudo isso a fundo. A autora cria cada personagem com uma originalidade incrível, ela mostra ao decorre da história a vida de cada um, cada um com seus medos e segredos. Cada um deles carrega um peso, que a autora consegue mostrar com cada diálogo.

“ – Eu espero que você vá embora e não volte mais. Para seu próprio bem – disse ele, sorrindo para nós duas. – É um assunto de família. Não acha, mamãe? ”

Bem escrito, bizarro, lógico e incontrolável é como eu definiria esse livro. Um livro escrito por Gillian Flynn não poderia ser diferente. “O Adulto” cria um questionamento muito interessante. Tem coragem de ler?