Resenhas

Resenha Literária: “Brinde noturno & outros poemas”, de Thiago Nelsis

23, ago, 2014 Wellington Rafael

Resenhar um livro de poesias foi um desafio pra mim, não é apenas uma história, são várias e o autor Thiago Nelsis conseguiu me prender do começo ao fim com a obra “Brinde noturno & outros poemas”.

Brinde-Noturno-e-Outros-Poemas-Capa

Como todo livro de poesia este, definitivamente, também vem embriagado de sensibilidade e profundidade, percebemos no decorrer de cada livro que o poeta amadurece e recria-se, no entanto é presença constante em seus poemas temáticas universais como: vida, amor e sofrimento. Ademais, como poeta, Thiago tenta desvendar-se e ao mesmo tempo reconhece que Somos memória que já não se quer lembrar/ como um sonho que/ antes mesmo de despertar/ já fora esquecido.”

Sem dúvida, Thiago, com toda a sua sensibilidade consegue sensibilizar e emocionar seu leitor e apesar de ter uma escrita com palavras diferentes e, para alguém “iniciante” na leitura poética, um tanto difíceis, consegue transmitir simplicidade  e sentimentos verdadeiros. Uma obra literária, em especial se tratando de obra poética, não pode ser analisada de forma hermética ou pela quantidade de poemas já escritos pelo autor, mas uma obra poética deve ser analisada pela simplicidade e sensibilidade capaz de passar aos leitores. A poesia deve ser a expressão de um sentimento (bom, ruim, útil, inútil). Entretanto, tudo o que lemos é capaz de nos transformar.

Confesso que nunca tinha tido a honra de ler um livro de poesias inteiro, tudo o que li de poesias sempre foi na internet. Já que estou me confessando preciso dizer que inspirado por três poetas: Vinícius de Moraes que conheci na minha adolescência. Depois Leminski que conheci assim que adentrei no mundo virtual. Por último me apaixonei por Fernando Pessoa que tive a honra de analisar, na faculdade, algumas de suas facetas (Caeiro, Reis, Campos). Continuo inspirado pelos três e agora por Thiago Nelsis, com essa obra.

Para finalizar, é impossível não frisar que “Brinde noturno e Outros poemas” se tornou um de meus livros favoritos e acredito que este livro tem cem por cento de chance de encantar todo e qualquer leitor. Mais do que uma indicação, acredito que todos devem ler. “Brinde norturno & Outros Poemas” é daqueles livros que devem ser lidos calmamente para que possamos sentir cada verso, cada palavra. “Brinde norturno e Outros Poemas” é para ser relido naqueles dias em que nosso coração dolorido pede um pouco de poesia para acalentar a alma.

Me apaixonei ainda mais pela poesia depois desta obra! O que há de melhor, se não uma bela poesia?

O livro está em promoção na Livraria Cultura por R$ 32,00: http://oferta.vc/42FK

Sobre o Autor: 

Thiago dos Santos Nelsis é nascido em Uruguaiana-RS, em 15/06/1985, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS, colaborador do jornal Tribuna de Uruguaiana e membro da Academia Uruguaianense de Letras.  Interessou-se pelas artes desde cedo e foi na poesia que encontrou sua verdadeira expressão. Através de uma obra poética marcada pela linguagem mística, musical, cheia de símbolos e mistérios, o poeta penetra fundo na consciência humana e expõe o lado sombrio ou mesmo profano que há em todos nós – na mesma proporção em que apresenta também os apelos da alma em busca da elevação e do sublime. 
Situa-se entre a fé e a desilusão, a vida e a morte, a fragilidade do homem diante da magnitude do cosmos e a busca por um sentido oculto na existência de todas as coisas. O resultado é um conjunto de poemas marcado pela ambiguidade, o conflito e a dúvida, mas, principalmente, cheio de esperança humana.

Quer a resenha do seu livro em nosso site? Mande um e-mail para contato@trechosdelivros.com