Resenhas

Resenha: Depois de Você, de Jojo Moyes

08, set, 2016 Wellington Rafael

Título: Depois de você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca

Sinopse: Depois de você, continuação de Como eu era antes de você, dá sequência à história de Lou Clark. Morando em um flat em Londres, ela trabalha agora como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga a voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Depois de tanto insistirem, de eu relutar que não queria ler essa continuação de “Como eu era antes de você”, que eu não precisaria ver um mundo sem Will etc etc. Eu li. Eu questionava que não precisava de uma continuação e que seria só mais um livro para “dar dinheiro ao autor”, mas não. Jojo Moyes é MA-RA-VI-LHO-SA, porque ela me fez entender que precisava sim desse livro, para responder questões que ficaram abertas do primeiro volume e que eu não me negava a saber a verdade.

Will tinha um plano para Lou, deixou todo aquele dinheiro para que ela desse um objetivo em sua vida, mas esse plano falhou. A perda de Will para Lou não foi somente física, Lou perdeu a confiança e o apoio de alguém que ela amava, além de ela não ter sido suficiente para que o homem que ela amava fosse suficiente para permanecer no mundo por ela. Ouve comentários que de Lou não sabia fazer “a fila andar”, que não superara as coisas. Discordo totalmente disso, Lou é uma garota sensível, que perdeu tudo aquilo que tinha. Querendo ou não, ela deixou seu noivo, se dedicou por Will, se apaixonou, amou e se entregou. Ela se sente abandonada e destruída emocionalmente e não é fácil se recuperar de algo assim. Lou não teve o coração partido somente, lhe arrancarão seu coração.

Depois da morte de Will, todos voltaram para suas vidas normais, menos Lou. Depois disso, Lou procura algum sentido para sua vida entre tristeza, grupos de apoio, lembranças do passado e surpresas do presente e Sam (SIM, SAM – ai ai, Sam – suspiros). Jojo Moyes criou um personagem encantador e apaixonante. Não, não mais que Will, porque cá entre nós, Will é Will né gente. Mas Sam é maravilhoso, maduro, inteligente, generoso e com uma personalidade forte e única, sendo justamente o que Lou precisa para recomeçar, para se curar. Mas será que ela está pronta para se entregar novamente?

Jojo escreve uma continuação impactante, cheia de sentimentos e amor. Uma história que te faz rir e chorar. Sabemos que não temos Will fisicamente nessa história, mas a autora fez ele ser mais presente em cada página do que os próprios personagens vivos, é incrível. Me senti mais perto e intimo de Will do que no primeiro volume. Como eu disse, ouvi muitas críticas negativas sobre o livro, ainda mais levando em conta seu final, mas Jojo Moyes é assim e se você ainda não se acostumou, acostume-se logo amigo. Porque ela gosta de fazer o leitor sair da sua zona de conforto, aquele romance clichê e aquele final emocionante. Ela traz algo novo, ela traz uma história diferente da primeira mas que ao mesmo tempo, é exatamente igual, porque o sentimento de amor nunca muda. Se você amou “Como eu era antes de você” e pensa como eu: “Não quero e não preciso ver um mundo sem Will”. Não, você precisa sim, leia “Depois de você” <3

SELO_BLOGSPARCEIROS_2016