Resenhas

#Resenha – Circulo – Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren

11, dez, 2016 Lígia Vacilotto

Livro: Circulo;

Autores: Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren;

Editora: Intrínseca;

Páginas: 416

Ano: 2013

Gênero: Literatura Estrangeira – Romance.

 “Certa noite, quando uma incomum lua vermelho-sangue preenche o céu, seis garotas vão parar em um parque de diversões abandonado, atraídas até lá por uma força misteriosa. O que elas têm em comum? Estudam na Engelsfors High School. E isso acontece logo depois que um aluno é encontrado morto no banheiro do colégio. Os boatos dizem que foi suicídio. Mas elas sabem que á verdade é outra.”

Círculo é um livro bem fantasioso, mas que traz a fantasia em uma nova forma. É muito interessante ver o desenrolar da historia e ver como as personagens crescem ao longo dela.

Esse livro não tem apenas uma protagonista, mas SEIS e a narração da historia se reveza no ponto de vista de cada uma, o que é uma abordagem bem interessante e que sai do senso comum (meio como os vários pontos de vista em As crônicas de gelo e fogo – mais conhecido como Game of thrones).

As personagens são:

Minoo – a CDF que se acha o patinho feio da escola, mas que pelo que podemos ler no livro não é tão patinho feio quanto pensa.

Vanessa – a garota sexy que namora com o cara mais velho. E aquela que no fundo as meninas sentem inveja, mesmo que de frente a chamem de outras coisas.

Linnéa – é a órfã que se vira sozinha, que é independente, fuma, se droga, mas que tem um bom coração apesar da cara emburrada e das dificuldades que passa.

Rebecka – é aquela que não era notada até namorar com o astro do futebol da escola, é linda e altruísta, mas tem um transtorno alimentar.

Anna-Karin – uma menina com complexos de inferioridade por causa do peso, bulling, pouco afeto da mãe e abandono do pai, mas que ama seu avô e seu gatinho mais que tudo.

E por fim temos a Ida – que é odiada e amada por todos ao mesmo tempo (meio Regina George de Meninas Malvadas, quem não lembra dela? Saudades Regina <3).

A única coisa que elas têm em comum é estudar na mesma escola e logo antes de a história começar temos a morte/suicídio de um aluno que não por coincidência é o melhor amigo da Linnéa. A partir daí temos a lua vermelha que é um fenômeno sobre natural que poucas pessoas conseguem observar além das meninas. Temos o instrutor delas, um senhor que não se acha capaz de orientar as seis meninas, já que a profecia se referia a uma única escolhida, mas eles descobrem que elas formam O CIRCULO e precisam da ajuda dele. Tem a diretora que você fica com aquele pé atrás diante das atitudes dela e que você tem vontade de entrar no livro e dar uma boa surra nela.

É uma história que tem as intriguinhas básicas de colegial que já estamos acostumados, mas que, além disso, temos a magia e os poderes mágicos das meninas se desenvolvendo. Descobrimos, mais uma vez, que nada é o que parece ser. Um livro super leve, mas que te deixa com vontade de saber o que acontece com elas e você torce para que nada aconteça de ruim e que quando acontece você fica “mas ela era uma das principais! E agora?”.

No começo você pensa um pouco, “mais um clichê, a menina que não se acha bonita e que é excluída se torna a heroína do livro”, mas como temos as seis meninas e os seis pontos de vista vemos que mesmo quando uma história tem tudo pra ser clichê se bem escrita te dá novas perspectivas sobre como uma coisa rotineira pode se tornar tão interessante. Se você quer um livro pra se desligar do mundo de uma forma leve este livro deve estar na sua lista.

CURIOSIDADE: esse livro é um pouco antigo, apesar de ter descoberto ele na bienal do livro de 2016. Os autores são suecos e descobri que se trata de uma trilogia (ainda bem, já que a história acaba com aquele gostinho de quero mais), mas não achei os outros dois livros aqui no Brasil e nem se eles serão lançados aqui, espero muito que sim! E descobri também que tem um filme sueco baseado no livro! <3 (infelizmente também não achei indicações de que ele foi lançado no Brasil, uma pena) vou deixar o trailer do filme que achei no canal Nordic para vocês aqui https://www.youtube.com/watch?v=Lic7iLWwC18