Resenhas

Resenha | Antes Que Eu Vá, de Lauren Oliver

23, jul, 2017 Wellington Rafael

Livro: Antes que eu vá
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Ano: 2011/2017

Sinopse:E se tudo o que você tivesse fosse um único dia. O que iria fazer? Quem iria beijar? Até onde se atreveria a ir para salvar a própria vida? Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.

Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.

12 de fevereiro é o dia em que Samantha Kingston irá morrer. Samantha é aquela típica garota bonita, perfeita e influente no ensino médio. Aquele tipo de garota maldosa e insensível que faz bullying com os menos populares.

Nesse mesmo dia, Samantha sofre um acidente de carro que vira sua vida de pernas pro ar. Ela pensa que a morte não passou de um sonho e acorda no dia seguinte e descobre que ainda é dia 12 de fevereiro. Entre a dúvida de saber se o que esta vivendo ali é real ou se ainda é um sonho, ela tem a chance de fazer tudo diferente. Por 7 longos dias, ela vai tentar fazer isso.

Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar. Mas para alguns de nós só existe hoje.

Mas é tudo muito estranho. Samantha sabe tudo o que vai acontecer, com quem vai conversar, o que vão dizer e a resposta que vai dar. A chance de fazer o seu último dia diferente está em suas mãos, dependendo de suas escolhas. A medida que os dias passam, nossa protagonista começa a enxergar tudo de um ponto de vista diferente, algo que foge do fato de ser popular, ter o namorado perfeito ou ser melhor que os outros.

 

A autora Lauren nos leva a uma história repleta de lições e escolhas. Vamos acompanhando o crescimento da personagem ao longo desses dias que ela tenta fazer diferente, e somos levados e pensar sobre nossas próprias vidas. Gosto de livros assim, onde o autor nos faz refletir, nos faz sair da história por um minuto e pensarmos em nossas escolhas pessoais.

Antes que eu Vá é um livro que vai além das expectativas de um simples romance. O livro traz a depressão como tema, escolhas e o preço pagamos para sermos melhores que os outros. É mesmo incrível acompanhar o crescimento da personagem principal, a autora soube aproveitar os personagens secundárias de uma maneira leve e essencial para entendermos o ponto de vista de Samantha.

Eis uma das coisas que aprendi naquela manhã: se você ultrapassa um limite e nada acontece, o limite perde o sentido. […] Você estende o limite cada vez para mais longe, e o ultrapassa todas as vezes. É assim que as pessoas se afastam da Terra. Você se surpreenderia com a facilidade que é sair de órbita, girar para um local onde ninguém o pode tocar. Perder-se — ficar perdida. Ou, talvez, não se surpreendesse. Talvez alguns já sabem. A esses só posso dizer: sinto muito.

É um livro emocionante e simples, onde as escolhas fazem toda diferente. E você? O que faria se tivesse a chance de viver novamente o último dia da sua vida?

Assista ao trailer da adaptação que foi lançado em Maio pela Paris Filmes: