Resenhas

Resenha – Alien: Surgido das Sombras

23, jul, 2017 Wellington Rafael

Livro: Alien: Surgindo das Sombras #1
Autor: Tim Lebbon
Editora: Leya

Sinopse: Chris Hooper, quando criança, sonhava com monstros. Mais tarde, ele percebeu que monstros não moram apenas nos sonhos infantis. Trabalhando numa mineradora, no planeta LV178, Chris e sua equipe encontram no solo um ninho de Xenomorfos, mas o que Chris ainda não sabia é que essa viagem se tornaria o seu pior pesadelo. Com a participação de Ellen Ripley, essa nova aventura promete ser surpreendente e revelar uma história até então desconhecida. Resgatando todo o clima de terror e suspense que fez sucesso nos filmes, Alien: surgido das sombras é o primeiro livro da trilogia que promete trazer de volta monstros terríveis, naves espaciais, androides e uma das maiores heroínas que conquistou toda uma geração.

Alien – Surgido das Sombras é um livro que me surpreendeu. Sempre temos aquele certo receito quando ficamos sabendo que um livro será adaptado para o cinema. O medo de falharem na história, de mudarem e perder a essência. Mas nesse livro é diferente, tivemos um autor que conseguiu tirar a essência dos filmes e passa-la para as páginas, além de ter criado uma história envolvente e divertira.

“Mas não havia lugar para justiça nas profundezas escuras e infinitas do Universo. A natureza era indiferente, e o espaço era um inimigo dos seres humanos”.

O enredo é bem simples. O planeta LV178 conhecido por ser apenas um astro para mineração está infestado de aliens que acordam quando os mineradores entram em seu território. A nave de suporte recebe um rápido chamado de ajuda e logo é atingida por uma outra nave que esta fugindo do planeta. A partir desse ocorrido temos o inicio da história dos nossos tripulantes em busca de combustível para conseguirem fugir em segurança daquele planeta repleto e ETs. Porém esse combustível está exatamente no planeta lotado dos xenomorfos.

O autor Tim Lebbon sabe muito bem como criar cenas de ação. Em todas elas, é incrível como você fica sem conseguir largar o livro, sendo essas cenas os pontos mais altos da leitura. O modo como o autor escreve os encontros com os aliens é e uma criatividade surpreendente que prende sua atenção. Uma tática que o autor usa é os capítulos curtos para não cansar o leitor – o que achei ótimo. Após cenas de ação temos as cenas que trazem alívio a você e a todo o grupo da Marion para logo termos outra rodada de aliens e pessoas sendo mortas novamente. É uma leitura bem equilibrada e rápida – embora o livro em si mesmo não seja grande – a leitura flui naturalmente.

Os personagens secundários não tem um grande destaque na história, muito menos um desenvolvimento grande. A impressão que passa é que eles estão ali somente para serem alvos fáceis para os aliens, criando assim mais cenas de ação e morte. Ao decorrer da leitura, você até consegue se identificar com alguns deles, quando algumas características ou história pequena é revelada, mas é irrelevante – o que achei triste, pois gosto de acompanhar o desenvolver de todos os personagens em uma leitura.

Se você procura um livro repleto de ação do início ao fim e uma leitura rápida “Alien – Surgido das Sombras” é para você.